domingo, 29 de janeiro de 2012

DSC - Cortinas

Quem nunca quebrou a cabeça tentando achar a cortina perfeita, não sabe o que é detalhe! Sim, as cortinas são detalhes, mas, mais do que isso, servem para proteger da entrada da luz do Sol, trazer aconchego, complementar a decoração do ambiente, ou para dar mais privacidade, segundo a decoradora Claudia Mattos. E olhe que a opinião dela não é pouca coisa: a designer de interiores já decorou quartos de chefes de estado como Cristina Kirchner, Raúl Castro, e, chamada pelo Itamaraty, Lula. 
Pensa que a fama lhe subiu a cabeça? Que nada! Claudinha, como é conhecida pelos seus clientes, atende a cada um pessoalmente, e é ela mesma quem cuida de todos os detalhes de cada projeto! 

Ela deu uma entrevista para o blog da líder, que você confere abaixo:
“Cortinas são como roupas, onde o caimento faz toda a diferença”, afirma a designer de interiores Claudia Mattos. Confira abaixo as dicas da profissional para você não errar na hora da compra.
O que levar em consideração?
“Como tudo na decoração, as cortinas devem ser funcionais e, ao mesmo tempo, enriquecer a composição, já que elas vestem o ambiente e são responsáveis por um visual bem acabado.”

 Cores, tecidos, estampas
“Se a necessidade é filtrar a claridade na área social, opto por modelos com tramas suaves, como a gaze de linho ou voil, pois a transparência destes tecidos deixa que a luz banhe o ambiente. Quando a incidência de sol é grande, acrescento telas solares feitas de materiais leves que, além do conforto térmico, filtram a luz sem tirar a visão da paisagem.”

 “Para os dormitórios, recomendo sempre tecidos mais encorpados como seda, tafetá de seda, linho ou shantung, por proporcionarem mais aconchego ao ambiente. Como forro, indico o black out 100% que, além de vedar a luz, abafa o som.”

“Para a cozinha, o modelo que considero mais adequado é a persiana tiporolô com tela solar, pois reduz o calor e deixa que a luz passe pela sua trama bloqueando os raios ultravioleta. Outro ponto positivo é a sua resistência, já que, além de não sofrer desbotamento ou desgaste pela incidência do sol, é prática de limpar.”
“Para o nosso clima, não aconselho o uso de tecidos escuros que, embora bloqueiem bem a luz, absorvem calor e elevam a temperatura.”
“Estampas, listras fortes e veludo apenas nos xales das cortinas. Assim, é possível aliar elegância e descontração, sem correr o risco de cansar.”
Tamanho
“Na largura da cortina, sempre deixo passar 20cm em cada lado para evitar a entrada de luminosidade, e só cubro toda a extensão da parede quando sobra menos de 60cm de alvenaria em qualquer uma das laterais.”
“Já no comprimento, a cortina será sempre longa, de preferência arrastando cerca de 4cm no chão. Curta, apenas quando há bancada sob a janela.”
 Limpeza
“A maioria das lavanderias lava ou higieniza cortinas. Mas para quem não quer nem ter o trabalho de retirá-las, existem hoje várias empresas especializadas em retirar, lavar e reinstalar cortinas e persianas.”
Pregas
“Uso sempre a prega americana (com o tecido dobrado em três partes, desenhando um leque) que cria um desenho sem excessos, ou a prega macho (com o tecido dobrado para a frente criando um chapado) que é mais limpa, gasta menos tecido que a prega americana e pode ser enriquecida com botões.”
Cortina e persiana em uma mesma janela: pode?
“Com certeza! É um recurso muito usado e que dá um resultado belíssimo, pois o tecido suaviza a frieza da persiana. Além disso, o uso de persiana reduz bastante o volume final.” 

Como esconder o trilho da cortina 
“Sempre que quero esconder o trilho, projeto um cortineiro no forro de gesso. Este vão deve ter 20cm de altura para esconder o trilho e 20cm de profundidade para que os tecidos fiquem “soltos” e com um movimento mais elegante. Se não der, uma boa dica é utilizar o bastão suíço com o tecido costurado de forma a escondê-lo.”


Tem alguma dúvida sobre decoração? Entre em contato com o DicaSuperCool!

Foto: Líder

Nenhum comentário: