domingo, 5 de agosto de 2012

Olimpíadas modernosas

Eu sou olimpaholic assumidíssima! Sou capaz de assistir um disputa de esgrima entre Nigéria e Holanda (isso existe, gente?!) e ainda torcer pra alguém! Mas, o que mais me impressiona na vida, é a ginástica. Amo com todo o meu coração, acho lindo, não entendo como aquilo tudo é fisicamente possível e fico assim quando assisto:



Poisé! As ginásticas esportiva e rítmica sempre me impressionam, tanto com seus movimentos impossíveis incríveis, quanto com seus collants super apertados, brilhantes e coloridos! Mas, nem sempre foi assim. Durante um século de olimpíadas, esses uniformes mudaram muuuuuito! Olha só as ginastas Dinamarquesas em 1908!


Os uniformes atuais são super estudados, para dar mais controle, velocidade e beleza as atletas. Olha como era antigamente: camisa de manga comprida e bermuda short-saia!


Naquela época, os uniformes não tinham nem um brilhinho, nem uma lantejoulazinha pra contar história! Cadê glamour?


Já em 1948, ano em que as Olimpíadas voltaram para Londres, o time Americano usou shorts e camisa sem manga! Modernidade pura! Olha só Miriam Barone ahazando!


A partir dos anos cinquenta, os collants fora ficando mais justos e com a gola na altura do pescoço. Mas brilho que é bom, nada!


Os collants não evoluíram muito dos anos setenta aos noventa. Durante este período, as ginastas preferiam uniformes com apenas uma cor, pois queriam que apenas seu talento fosse visto. Já hoje em dia, além de querer ganhar a medalha de ouro, as atletas querem ser as mais fashion!

A ginasta Vera Cáslacska, da República Tcheca - na época, Tchecoslováquia - ganhou cinco medalhas de ouro nas Olimpíadas de 1964, com um uniforme todinho vermelho, sem charme, sem brilho e sem purpurina!



O modelo não mudou quase nada, mas a gente já começa  a ver um colorido...



A partir daí, foi glitter pra tudo quanto é país! A pele começou a ficar mais a mostra, e os collants, mais justos. Olha a diferença absurda nos uniformes russos, dezesseis anos depois! Acho fashion!



Agora, a moda é incorporar informações tradicionais de cada país nos uniformes. Em 2004, a China deu tapas na cara com seu uniforme escândalo!



Enquanto antigamente as cores das bandeiras era suficientes, depois da virada do milênio isso virou básico. Até hoje, a releitura de roupas tradicionais é o que prevalece, e pode ser descrito como "menos tecido é mais, e mais brilho, é mais ainda!"





Agora, uma foto pra se despedir de Dai, né?


Lágrimas de saudades!



Via

Nenhum comentário: