quinta-feira, 28 de março de 2013

''Comer bem... Por que?''




Ao longo da história a sociedade conviveu com mudanças na alimentação, que com o tempo, trouxeram consequências positivas e negativas.

Nos tempos modernos, em busca da praticidade e rapidez, a escolha pelos alimentos industrializados, e as larefeições em ''fast foods'' foram tomando conta da rotina das pessoas.

 A industrialização no setor alimentar deu origem a novos alimentos, que mudaram o seu tempo de validade, a sua forma de armazenamento, a sua forma de cocção e seu sabor. Mas para alcançar todas essas metas, foram introduzidos, principalmente, aditivos, gorduras sintéticas, sal e açúcar refinados, que antigamente a população não estava acostumada a ingerir.

Fatalmente, o excesso de açúcar e sal influenciaram na composição sanguínea; as gorduras sintéticas juntamente com as naturais saturadas já existentes alteraram absurdamente os níveis de colesterol ''ruim'' sanguíneo; e os aditivos químicos, dentre eles, os corantes, acidulantes e conservantes, promoveram uma espécie de intoxicação, gerando alegias, acelerando o envelhecimento e caindo a imunidade. E além de todas essas consequências, vem a maior de todas, a obesidade, que ''caladinha'' foi tomando conta do corpo e modificando a relação do indivíduo com sua auto estima, com a balança, com as roupas, com a sociedade...

Deixando de lado a hipocrisia, não vamos negar que o sabor e a forma que se estimula a ingestão desses alimentos são tentadores. Mas até aonde vai o simples prazer por comer? O ''crime'' compensa? Tentar buscar uma mudança nessa realidade alimentar que nos encontramos e promover novos hábitos é a melhor opção para alcançarmos uma saúde plena e um bem estar físico e mental.

O objetivo de ser colonista desse Blog super cool foi exatamente esse, tentar passar o máximo de informações possíveis para acrescentar e, de certa forma, mudar para melhor a saúde dos nossos queridos leitores.

Sejam mais que bem vindos a essa nova abordagem do blog e vamos em frente.

''Comer bem... Por que?''



Nenhum comentário: